terça-feira, 2 de agosto de 2016

# desabafos # Diogo Piçarra

«Porque mereço não pelo sucesso»

«Porque mereço não pelo sucesso». Penso tanto nesta frase sempre que tento explicar a alguém o porquê desta minha paixão pelo trabalho do Diogo. 
A verdade é que acredito que há coisas que não nasceram para ser explicadas, nem mesmo pela ciência. E aquelas que nasceram da arte. do talento e do que quer que seja que lhe queiram chamar, é uma dessas coisas. A devoção que sentes por um artista é algo inexplicável. Boa música, há muita. Boas vozes, há muitas. Mas alguém que esteja sempre no "topo da tua tabela" perante os milhares de artistas que existem no planeta, é uma proeza. E quando te pedem um porquê é difícil dares uma razão porque a boa voz, a boa música e a boa onda, todos os outros que ouves também as têm. Mas a verdade é que há sempre aquele artista que te marca de uma maneira especial e, a mim pessoalmente, esse artista sempre foi o Diogo Piçarra. Não me perguntem porquê porque, como já referi, há coisas que não se explicam, há pessoas que nos tocam de uma maneira especial e o Diogo consegue chegar ao fundo do teu coração. Acho que não houve uma única vez em que ouvisse qualquer música dele e as lágrimas não me quisessem cair dos olhos porque é impossível não sentir cada palavra, cada som. É como se os teus sentimentos todos estivessem em cada música que ele traz e quando o ouves cantá-la te confrontasses com eles e percebesses que não há melhor coisa no mundo do que sentir. Sentir, acho que é por isso que ele é o meu artista favorito. Porque me faz sentir em cada palavra. Porque me faz perceber o verdadeiro propósito da música: sentir. Sentires a mensagem. Sentires com todas as tuas emoções. Acho que é também por isso que não consigo ouvir ninguém cantar músicas do Diogo para além do próprio Diogo. Porque sentem-se de tal forma que mais ninguém consegue passar a mensagem que ele passa e, portanto, mais ninguém as canta como ele. E isso faz-me confusão. Faz-me confusão ouvir uma música do Diogo cantada por outro alguém porque o sentimento não está lá. Pelo menos não está lá o sentimento que ele tão bem coloca. E isso não me acontece com mais ninguém. Adoro covers e oiço covers de praticamente todas as minhas músicas favoritas mas não sou capaz de gostar de um cover de uma música qualquer do Diogo Piçarra porque não é ele que a está a cantar e, por isso, perde todo o brilho e sentimento. É como se ele as cantasse a 100% e todos os outros a 50%: Mesmo que até estejam a dar tudo e cantem bem, não é a mesma coisa. Penso que é isso que me faz gostar mais do Diogo do que de qualquer outro artista. Porque ele me faz sentir exatamente aquilo que a música deve fazer sentir. Porque ele se entrega a cem por cento àquilo que faz. Porque ele deposita todo o amor necessário em palco. Porque ele não precisa de ser loiro, de olhos verdes, usar jeans apertadas e cantar para um público adolescente para que o admirem. Nada nele é falso ou forçado, é tudo tão verdadeiro que chega a ser um orgulho para Portugal porque nem fora do país existe um artista assim. Tragam todos os artistas estrangeiros que quiserem que eu vou sempre escolher ouvir o Diogo. Porque num mundo onde o que vende são músicas "que estão na moda" e que não passam sentimento nenhum, o Diogo consegue produzir música que te passa todas as mensagens e mais algumas. E, acima de tudo, faz música que te acompanha todos os dias, em todos os momentos e fases. E não é isso que nós procuramos na música? Um refúgio? E foi por tudo isto que escolhi a frase que abre este texto. Porque eu -e tantas outras pessoas- não admiro o Diogo pelo sucesso. Admiro-o porque merece e merece-o como nenhum outro artista português merece de mim. Porque o mundo para quando o Diogo canta e tudo o que eu estou a fazer deixa de ter importância quando se trata de o ouvir.
Para minha infelicidade (até agora), nunca tive o prazer de ouvir o Diogo ao vivo. Vou vê-lo pela primeira vez no próximo dia 4 de Agosto na Expo e, para que conste, já levo o pacote de lenços de papel preparado e a garganta bem afinada. Porque nesse dia, um dos meus maiores sonhos vai realizar-se e eu não caibo em mim de feliz. Depois? Depois é só esperar pelo dia em que poderei dar-lhe um abraço e agradecer-lhe por orgulhar tanto o nosso país e por salvar-me sempre naqueles dias em que a tua vida está tão má que só te apetece desistir. Todos temos desses dias, a diferença é que nos meus o Diogo está sempre lá através da música. E esse dia vai chegar. Afinal, os meus pais sempre me ensinaram a não desistir dos meus sonhos.


3 comentários:

  1. Exatamente, não faltam boas vozes, o que falta, muitas vezes, é a alma ao cantar, o amor com que se interpretam as letras. O Diogo tem isso tudo. É incrível!

    ResponderEliminar
  2. Excelente! Amei :) Beijinhosss

    http://oliviawolfgang.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Honestamente, não sou grande fã da voz nem da música. Mas respeito e confesso que também me sinto assim em relação a outros artistas. Beijinho.
    novo outfit post // neptunesecrets.blogspot.pt // facebook

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)