segunda-feira, 18 de julho de 2016

# Alta Definição # Atualidade

Alta Definição || Éder



Como tantos outros portugueses vi, no passado sábado, o Alta Definição com o Éder e não consegui deixar de fazer um pequeno comentário aqui no blog. 
Sendo completamente sincera, já estava à espera de ficar presa à entrevista porque não é difícil perceber aquilo que o Éder tem para nos dar. Nota-se a milhas que estamos perante uma pessoa humilde, verdadeira e que já passou por muito na vida. Acho-o um exemplo, sem dúvida. Principalmente a nível de personalidade. Penso que ele é a prova de que às vezes só precisamos de força para mostrar às pessoas o quão erradas elas estão sobre nós. Ao longo destes meses fui lendo bastantes comentários que chegavam mesmo a humilhar o Éder. Li coisas que preferia nem ter lido mas, sinceramente, o povo português tende a ser demasiado rude quando quer, não é? Limitei-me a isso, a ler. Não queria entrar em guerras desnecessárias porque se há coisa que percebi à pala do futebol é que mais vale estares calado e deixares os ignorantes falar porque eles vão sempre contrariar o que tu dizes e vencer-te pelo cansaço. Isto para voz dizer que os comentários que ouvia sobre o Éder me irritavam imenso ao ponto de eu ter deixado de acompanhar os jogos e sair das redes sociais para não ler absolutamente nada enquanto Portugal estivesse a jogar. Sim, concordava que o Éder não estava no seu melhor. Conhecia e conheço o seu potencial e conseguia perceber que ele não o aplicava em campo da melhor forma. Mas toda a gente tem dias menos bons, certo? Mas claro que se tiveres Portugal inteiro a criticar-te não vais conseguir dar o teu melhor porque vais sempre com imensa pressão em cima, começas a acreditar no que dizem e já não são os outros quem te manda abaixo, és tu mesmo. É isto que acontece na vida. É isto que nos acontece a todos. Por vezes preferimos acreditar nas coisas más que dizem sobre nós do que provar que somos exatamente o contrário. A opinião das pessoas molda-nos, derrota-nos e faz-nos deixar de acreditar em nós próprios. E foi isso que aconteceu ao Éder. Porque ele nunca foi um mau jogador, muito pelo contrário. Se há alguém que sabe o que faz em campo é o Éder, se há alguém que luta para dar o seu melhor é o Éder. O Éder é dedicado e humilde. Tão humilde que se deixou acreditar no que os outros diziam. Tão humilde que ao invés de pensar "sou bom e vou provar-lhes isso", pensou "estou a atrapalhar". Penso que é essa característica que faz a diferença: a humildade. Quantos jogadores de futebol -e sejamos completamente sinceros- têm o rei na barriga? É certo que podem ter razões para isso por serem realmente bons mas é necessário ver a diferença entre os jogadores que são bons e se gabam disso e os que são bons e se mantêm humildes. 
Desde o primeiro dia em que entrei no Twitter e vi comentários completamente arrasadores sobre o Éder rezei (literalmente) para que aquela luva servisse para ele dar uma chapada de luva branca a muita gente. Afinal, nós temos sempre tendência a criticar quem faz mal mas esquecemo-nos que ao invés de criticar devíamos dar força. Esquecemo-nos que a pessoa que lê os comentários negativos tem sentimentos e vai encará-los da forma mais negativa possível. Se tu escreves "és lixo", eu vou ler "morre" porque a tendência é sempre para dramatizar ainda mais aquilo que está escrito porque a nossa confiança vai completamente abaixo. Durante semanas desejei que o Éder voltasse a acreditar, que voltasse a acreditar nele mesmo e que pudesse provar a toda a gente que ele é capaz. Que a Seleção não é só Ronaldo's, Quaresma's ou Nani's. A Seleção são todos eles! E não havia ninguém melhor para provar isso do que o elemento mais desprezado por "não estar à altura". E esse dia chegou. E chegou na melhor altura. O Éder veio provar que todos temos o nosso valor, basta acreditarmos em nós. Veio mostrar que não precisamos de ser "o melhor do mundo" para mover uma nação. Basta acreditarmos, darmos o nosso melhor e fazer aquilo que de melhor sabemos fazer. E foi isso que o Éder fez. Aproveitou a oportunidade, acreditou nele mesmo, chutou e marcou. Se não fosse o "poste", o "cone" e "aquele gajo que não está ali a fazer nada", provavelmente Portugal tinha chegado à final. Só. Mas agora toda a gente fala e toda a gente elogia. Acho bem que peçam desculpas. Acho bem que se humilhem perante o jogador que humilharam desde a primeira falha. Mas acho ridículo que digam "eu sempre acreditei em ti". Pior, acho ridículo que aqueles que o humilhavam agora o chamem de "herói". É, ele é um herói. Mas não é um herói só porque marcou o golo mais importante. É um herói porque suportou imensa coisa. É um herói porque viveu longe dos pais. É um herói porque se aguentou firme numa instituição desde criança. É um herói porque conseguiu chegar onde chegou sem passar por cima de ninguém. É um herói porque, depois de tanto sofrer na infância, ainda suportou comentários terríveis quanto ao seu modo de fazer futebol. É um herói porque tudo o que mais queria era que Portugal o amasse e aguentou os pontapés e as cuspidelas que levou em cima. É por isto que ele é um herói. E é também por isto que quem tem o direito de lhe chamar herói é quem acreditou desde o início, quem entendeu as suas falhas e o incentivou com um "para a próxima será melhor". Porque é fácil deitarmos abaixo a outra pessoa quando ela não corresponde às nossas expectativas, difícil é dar-lhe a força suficiente para ela passar a corresponder às mesmas.
Por isto tudo e muito mais, foi de lágrima no olho que vi esta entrevista. Emocionei-me e enchi-me de orgulho. Se há coisa que me irrita cada vez mais é a falta de caráter de tanta gente. Pessoas que dizem amar o seu país mas tratá-lo como se não valesse nada. E ver esta entrevista, ver o Éder a mostrar-se como nunca se mostrou, fez-me ter esperança. Agora sim, consigo acreditar que neste país ainda há pessoas que merecem tudo. Merecem respeito, merecem sucesso, merecem que lhes bata palmas de pé. Porque no meio de tanta gente hipócrita, que só consegue ser feliz quando os outros estão pior que eles e que só estão bem a criticar tudo, ainda há pessoas que se distinguem pela humildade, por serem elas mesmas e por terem os pés bem assentes na terra. E o Éder é, sem dúvida, uma dessas pessoas. Que Portugal se orgulhe de o termos cá porque eu orgulho-me e muito! 


Viram a entrevista?
O que acharam? :)


4 comentários:

  1. Ainda não tive oportunidade para ver a entrevista, mas tenho a certeza que vou adorar! Deu uma chapada de luva branca a muitas pessoas

    ResponderEliminar
  2. Adorei a entrevista
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Obrigado, coração. De facto é uma zona que vale mesmo a pena visitar :D

    Não vi a entrevista mas já li alguns comentários pelo facebook. Viu-se obrigado a crescer meio que sozinho e, com isto, mostrou a muita gente que para vencer basta ele acreditar!

    NEW REVIEW POST | Cien Professional: Spray Protector.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)