terça-feira, 7 de junho de 2016

# Conceição Lino # E se fosse consigo

«E se fosse consigo?» Violência Doméstica



"Violência Doméstica" foi o tema do oitavo programa "E se fosse consigo?".
Não pude não assistir ao programa porque é um tema que me choca imenso. Acho absurdo que em pleno século XXI ainda haja quem pense que um casamento significa expormo-nos a situações que vão contra os nossos princípios ou vontades. 
Não pude conter a minha revolta ao ouvir uma mulher dizer que o seu marido a obrigava a ter relações sexuais com ele contra a sua vontade porque era a obrigação dela enquanto mulher dele. Ridículo. Um casamento exige sacrifícios de ambas as partes, significa que temos muitas vezes de fazer opções e tomar decisões conjuntas, mas não exige obrigações. Ninguém é obrigado a nada porque um casamento não deve tirar a individualidade de ninguém. Como seres humanos individuais temos o direito de tomar as nossas próprias decisões e fazermos o que nós queremos sem que ninguém nos impeça. 
Na minha opinião, muitas pessoas usam o casamento como desculpa para tudo. Uma desculpa esfarrapada, diria eu. Tiram a beleza daquilo que -para quem pensa como eu- é um casamento, Um casamento devia ser uma união entre duas pessoas que se amam e que querem construir uma família. Uma união pura, simples, bonita e baseada numa liberdade conjunta. Liberdade, é essa a palavra, Liberdade de terminar uma relação quando esta já não estiver a resultar e de ir embora quando já não se sentir feliz.
A violência não deve ser usada em situação alguma! Mas ainda menos num casamento, uma união onde é suposto haver amor. Porque raio é que há pessoas que dizem que batem porque amam? Não percebem que a violência é o oposto extremo do amor? 

4 comentários:

  1. ótimo post, o mundo precisa seriamente de mais amor! http://universodecifrado.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo. Casamento não é obrigação para nada, apenas para dar e receber amor!

    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK | INSTAGRAM |

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente, desculpas esfarrapadas com a do casamento nao deviam ser validação para nada.
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Ótimo post, o casamento jamais deve ser desculpa para aceitar de tudo!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderEliminar

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)