sexta-feira, 17 de abril de 2015

# Teatro

Paixão é aquilo que nos queima por dentro

Hoje vou falar-vos de uma das minhas paixões, aquela que é a maior delas todas: o teatro.
Desde cedo que sempre que me perguntavam o que é que eu queria ser quando fosse "grande" não sabia muito bem o que responder. A verdade é que eu queria experimentar um bocadinho de tudo, basicamente ser a mulher dos sete ofícios e envolver todas as profissões do mundo numa bola de neve onde eu ia mergulhar para desfrutar de todas elas. Foi aí que o amor pela representação nasceu. 
Desde criança que não me lembro de dizer mais nada a não ser "quero ser atriz", essa profissão tão maravilhosa que permite interpretares diferentes personagens, poderes experimentar tantas personalidades diferentes, teres uma profissão e uma vida diferente a cada peça e sentires o que é estar na pele dos outros. Para mim, teatro representa isso mesmo: seres uma pessoa diferente, encarnares a personagem, teres uma personalidade diferente da tua e viveres uma realidade que não é a tua mesmo que seja por pouco tempo e até surgir outra que vais ter de absorver. E isso é sem dúvida um desafio, e eu adoro desafios! Nada me dá mais adrenalina do que o improviso. Chegar a uma aula de teatro, pegares num papel e teres de inventar uma história através da personagem aleatória que te calhou é uma descarga de energia tão grande e tão boa que nunca vou conseguir descrever.
Pisar o palco é a sensação mais incrível que pode existir, é o coração acelerado, o frio na barriga, as mãos e as pernas a tremer e o amor projetado naquilo que estás a fazer, porque é aquilo que tu queres, é aquilo que te faz feliz e que te deixa sem ar.
Um dia disseram-me que devemos lutar por fazer aquilo que nos aquece por dentro e, sem dúvida, representar é aquilo que me aquece o coração, é como se fosse o meu oxigénio, uma força que me move e que me faz acreditar que tudo é possível. Com o teatro tudo é possível. Porque no palco todas as dores passam, todas as feridas saram e todas as cicatrizes fecham. Não há maior amor do que aquele que nos faz acordar todos os dias com vontade de viver e o teatro é isso mesmo para mim, uma coisa que passou de paixão para amor. Amor por aquilo que me tira o fôlego, que me faz querer ficar cansada o tempo todo, que me faz querer ser eterna para poder fazer aquilo para sempre.
Com o teatro aprendi a nunca desistir dos meus sonhos. A verdade é que toda a gente acha que é uma profissão ingrata, que só gera desemprego e que não é digna de alguém que queira um futuro brilhante mas sinceramente? Estou-me nas tintas. Teatro é cultura, é arte, é imaginação e criatividade. E tenho pena que os atores portugueses não sejam tão valorizados como deveriam ser, porque o teatro é, ou deveria ser, um motivo de orgulho para todos nós. E para mim, não há nada mais forte do que este sonho. E se devemos perseguir aquilo que nos faz felizes e que nos queima por dentro, então eu vou fazê-lo nem que tenha de morrer a tentar...


Sem comentários:

Enviar um comentário

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)