sábado, 24 de janeiro de 2015

# filme # Hachi

Filme “Sempre ao seu lado”



Sei que parece estranho mas em pleno 2015 ainda não tinha visto este filme porque já sabia que-sensível como eu sou- ia chorar imenso e confesso que nunca tive coragem. Porém, fui tão aconselhada a ver que não resisti e, hoje, ganhei coragem e colei no ecrã para finalmente observar esta história.
Sabe tão bem ver o quão fiel aquele cão é ao seu dono, é um exemplo para todos de lealdade e, acima de tudo, amor. Amor por aquele que o acolheu e que lhe deu um lar. Na minha honesta opinião, acho que as pessoas deviam ver este filme como um exemplo a seguir. Quantas vezes nós somos acolhidos quer pelos nossos pais, pelos nossos amigos ou quem quer que seja que nos dá amor, afeto e está sempre do nosso lado e no fim nós ignoramos tudo isso, vertemos umas lágrimas por essa pessoa mas depois esquecemo-nos de tudo, às vezes até nem damos valor àquilo que ela fez por nós e isso é incorreto. Hachi provou-nos o contrário… Provou-nos que o amor é incondicional, ele nunca abandonou aquele que o acolheu, todos os dias ele esperava por ele, naquele lugar, mesmo sabendo que ele não iria aparecer. Mas ele era fiel, ele estava ali todos os dias e assim foi durante 10 anos…
Como não chorar com tudo isto? Aliás, todos devíamos aprender e tirar uma lição deste filme, principalmente aqueles mais cruéis que abandonam os animais que durante anos ou meses foram a sua companhia, esses sim, deviam olhar para este exemplo, Hachi poderia ter aproveitado o conforto de uma nova casa, uma nova família, mas não… Preferiu passar noites ao frio e nunca abandonar aquele que foi o seu dono, porque os animais também têm sentimentos, eles sentem a dor das pessoas que amam, eles sentem quando elas estão tristes e, à sua maneira, tentam curar essa tristeza. São estas coisas que me fazem pensar no porquê de haver pessoas sem coração que são capazes de deixar os seus companheiros de vida, aqueles com quem brincaram no jardim, com quem rebolaram no chão, a quem ensinaram a ir buscar a bola, a não roer os sapatos, com quem dormiram muitas vezes, com quem assistiram tv e dividiram momentos únicos. Mas porquê? Não seria melhor se o ser humano ocupasse o lugar de Hachi, se se importasse mais com o seu cão do que com a roupa que vai vestir no dia seguinte? É verdade que nós vivemos num mundo em que muitas coisas estão erradas, em que temos de nos preocupar com as despesas no final do mês, com os estudos e por aí, todos temos problemas mas sei lá, eu acabo por ver nos animais um escape, eles são tão puros e tão calmos e acabam por transmitir-nos pacificidade quando estão connosco.
É importante encarar os animais como seres vivos que, tal como nós, precisam de atenção, amor, carinho. Sim, é disso que eles vivem. Enquanto maior parte das pessoas só se sentem felizes quando têm dinheiro suficiente para comprar roupas, carros e joias, ou quando choram porque não conseguiram alcançar aquele objetivo que tanto queriam ou ficam frustrados porque não puderam ir àquele concerto que tanto queriam, um cão só precisa de amor. Ele não quer que tu lhe dês a melhor ração que existe e depois vás embora consciente de que fizeste um ótimo ato, ele prefere que tu lhe dês uma péssima ração mas que estejas ali, a dar-lhe atenção e carinho, a dar-lhe mimos e a fazê-lo sentir parte da família.

Por tudo isto, eu adorei o filme. Chorei, sorri, babei-me e alcancei aquele brilhinho nos olhos. Aconselho todos a verem e a refletirem bem porque por trás de cada filme há uma história e por trás de cada história há uma lição de vida. E não se esqueçam que um animal tem sentimentos como qualquer pessoa e também chora, também sofre e também ama e quando ama… bem, quando ama ele ama verdadeira e profundamente ao ponto de morrer no sítio onde tu e ele tantas vezes foram felizes!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Até logo, Diamond!

Obrigada pela visita!
Volta Sempre :)